O mundo está em crise?
Um homem vivia na beira da estrada e vendia cachorros-quentes. Não tinha rádio e, por deficiência de visão, não podia ler jornais. Em compensação, vendia bons cachorros-quentes. Colocou um cartaz na beira da estrada, anunciando a mercadoria, e ficou por ali gritando quando alguém passava: “Olha o cachorro-quente especial!” E as pessoas compravam. Com isso, aumentaram os pedidos de pão e salsicha, e acabou comprando um food-truck. Então, ao telefonar para o filho que morava em outra cidade e contar as novidades, o filho disse:
– Pai, o senhor não tem ouvido rádio? Não tem lido jornais? Há uma crise muito séria e a situação internacional é grave!
Diante disso, o pai pensou:
– Meu filho estuda na universidade! É bem informado… portanto, deve saber o que está dizendo!
Então, reduziu os pedidos de pão e salsichas e tirou o cartaz da beira da estrada. As vendas caíram do dia para a noite, e ele disse ao filho:
– Você tinha razão, meu filho, a crise é muito séria!
Se existe crise, não nos curvemos a ela!
Como diz o ditado mineiro: “todo mundo vê as pingas que eu tomo, mas não sente os tombos que eu levo”. Traduzindo isso para nosso trabalho, é importante avaliar o que são crises e o que são oportunidades. Não dá para fazer nada profissionalmente se não olharmos os dois lados, com parcimônia.
A crise pode ser econômica, política, social e até cultural. Pode vir de fora para dentro (mercado externo em crise) ou de dentro para fora (um vendedor de cachorros-quentes mal influenciado). E ela é muito mais perigosa quando é de dentro para fora, pois é sinal de falta de expectativa, de esperança.
É a história do copo meio cheio ou meio vazio. O que temos que ter em mente é a realidade: o copo está com metade de sua capacidade.
Vamos avaliar a metade vazia de forma analítica:
- POR QUE o copo não está cheio? Por que o líquido se esvaiu?
E o lado meio cheio devemos ver como oportunidade:
- O QUE FAZEMOS para encher o copo?
Ahh… E vambora comemorar a metade cheia?
Tenha um excelente fim de semana ao lado de seus queridos!
Abraços de seu amigo ZEPPA… Tin-Tin!
(comemorando a parte cheia do copo)
Marcio Zeppelini é empresário, empreendedor social, presidente da Rede Filantropia, diretor executivo da Zeppelini Publishers e palestrante inspiracional.