Comunicar com impacto

O PROCESSO DE CRIAÇÃO NO MUNDO DE HOJE


Estamos nos comunicando o tempo todo. Seja em uma ligação, via WhatsApp, criando conteúdos para redes sociais ou desenvolvendo campanhas publicitárias, o processo de comunicação faz parte de nossas ações diárias.

Mas, para que ela seja realmente eficaz, para #FazerAcontecer entregando uma mensagem clara e impactante, utilizar princípios como clareza, transparência, concisão, objetividade e criatividade é indispensável.

Entre esses fatores, a criatividade está no centro de qualquer comunicação poderosa. Afinal, em um mundo cada vez mais cheio de informações concorrentes, criar algo comum e “dentro da caixa” já não é mais suficiente.

A criatividade é o que diferencia, envolve e conquista o público. E, nos dias atuais, com as constantes inovações no marketing digital e na comunicação visual, sua importância cresce ainda mais.

Como funciona o processo criativo

A criatividade parece algo abstrato e muitas vezes difícil de definir — e, de fato, não há uma fórmula mágica. No entanto, podemos estabelecer fundamentos estratégicos que ajudam a desencadear ideias valiosas. Criatividade é, essencialmente, a mistura de ideias já existentes, somada à capacidade de reimaginá-las sob novas perspectivas.

No marketing e na comunicação, isso significa usar referências do passado, tendências atuais e insights do público-alvo para criar mensagens alinhadas com as necessidades e comportamentos de quem você deseja impactar. Ou seja, a criatividade não depende apenas de inspiração, mas de um trabalho ativo para coletar informações, interpretar o contexto e, então, inovar.

1. REGRAS: Entenda e rompa com estratégia

Para comunicar de forma criativa e relevante, compreender as regras e tendências do mercado atual é essencial. No entanto, pensar “fora da caixa” (out of the box) só é válido quando você domina essas mesmas regras. Afinal, só podemos quebrá-las com inteligência quando sabemos como e por que elas funcionam.

Regras estéticas e tendências

As tendências visuais mudam com a evolução do comportamento humano e devem ser acompanhadas para que o público se conecte com suas mensagens. As inovações no design gráfico, no uso de cores, fontes e estilos visuais seguem transformações globais que refletem em áreas como:

  • Marketing digital (redes sociais, anúncios gráficos);
  • Moda (paletas de cores e texturas em alta);
  • Arquitetura (formas e traços minimalistas).

Hoje, técnicas baseadas na psicologia das cores e no design emocional fazem parte das campanhas mais bem-sucedidas. Pense em como as marcas mais impactantes do mercado utilizam elementos visuais modernos e tendências culturais, como ilustrações simplificadas, vídeos curtos e storytelling, para se destacar.

2. HISTÓRICO: Analise o passado para inovar no presente

Grandes criações costumam surgir de uma análise cuidadosa do que já foi feito anteriormente.

Por isso, antes de criar qualquer comunicação, é importante investigar o histórico de ações bem-sucedidas e das que fracassaram.

Perguntas-chave para guiar o processo criativo:

  • O que já foi feito para esse propósito?
    Tenha um banco de conhecimentos com campanhas anteriores, incluindo resultados e feedbacks.
  • O que funcionou ou não em situações parecidas?
    Evolua o que deu certo e descarte erros que já foram cometidos.
  • Quais organizações similares podem servir como referência?
    Estude o mercado para entender o que diferencia a sua marca.

Esse método se baseia em um princípio universal: nada se cria do zero – tudo se transforma.

Grandes ideias costumam ser adaptações de conceitos já existentes, renovadas dentro de um contexto atual. Crie um banco de ideias, agrupando referências visuais, anúncios memoráveis ou estratégias que chamaram sua atenção. Dessa forma, ao precisar de inspiração, terá uma fonte rica de insights para guiar suas criações.

3. PERSONALIDADE: Sua marca precisa ter uma voz única

A personalidade é o componente que torna sua comunicação autêntica. Mais do que um detalhe criativo, ela reflete a identidade da sua organização e fortalece o relacionamento com o público. Isso é especialmente importante em tempos de marketing centrado em valor e propósito, nos quais as pessoas se conectam com marcas que defendem causas alinhadas às suas crenças.

Como definir uma personalidade de marca?

  • Identidade visual consistente: Use paletas de cores, fontes e logotipos que reflitam sua essência e sejam imediatamente reconhecíveis.
  • Tom de voz: Sua comunicação é descontraída e empática? Ou direta e profissional? A escolha deve estar alinhada aos valores da sua marca e do seu público.
  • Cuidado com as preferências pessoais: Evite que aprovações de campanhas sejam guiadas apenas pelo gosto subjetivo de quem desenvolve ou valida o projeto. A personalidade da marca deve prevalecer.

Exemplo prático

Se uma marca utiliza tons pastel e fontes suaves para transmitir acolhimento e acessibilidade, seria incoerente criar materiais de divulgação com cores agressivas, como o preto e o neon. A consistência é o que mantém a confiança no longo prazo e constrói uma percepção forte no mercado.

O bolo da criatividade

Com esses três ingredientes — regras, histórico e personalidade — a criatividade no seu processo comunicativo será como misturar a massa de um bolo. Às vezes as ideias surgem espontaneamente, como um bolo que assa rápido. Outras vezes, demandam tempo, revisões e maturação, como receitas elaboradas que requerem mais paciência.

O mais importante é não desistir no meio do caminho. Criatividade é prática e, muitas vezes, colaboração. O jornalista, o designer gráfico, o gestor ou o redator precisam trabalhar em conjunto para que o resultado final seja coerente, estratégico e eficiente.

A comunicação criativa é essencial para engajar, inspirar e gerar resultados no mundo atual. Trabalhar com clareza, propósito e inovação permite que suas mensagens se destaquem em meio à infinidade de conteúdos que disputam atenção diariamente. É o caminho pra #FazerAcontecer

Independente do tamanho da sua empresa ou organização, seguir os princípios apresentados acima – e ajustá-los às realidades modernas do marketing digital e tradicional – ajudará você a construir campanhas que fazem a diferença.

Afinal, comunicar-se bem não é apenas ser ouvido, mas ser lembrado.

Recomendações de Leitura

Uma excelente leitura para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em design e comunicação visual é o livro “Design para Quem Não é Designer”, de Robin Williams. Um livro bem antigo, mas que continua atual.

Ele apresenta de forma prática os princípios básicos de design – proximidade, alinhamento, repetição e contraste – e como esses fundamentos podem ser aplicados até mesmo em pequenos projetos, independentemente da sua experiência com comunicação.

Essa conversa não termina aqui. Diariamente, compartilho ideias, provocações e muito conteúdo para quem quer #FazerAcontecer de veerdade. Me acompanhe em @marciozeppelini


Este artigo é uma revisitação de um artigo meu escrito em 2007. Caso tenha curiosidade de conhecer o original, não passe vontade: https://www.filantropia.ong/informacao/o_processo_da_criacao

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Marcio Zeppelini, mais conhecido como ZEPPA, é empresário, empreendedor social e palestrante. Autor do livro “A Magia de #FazerAcontecer. É CEO da Rede Filantropia, diretor-executivo da Zeppelini Publishers e CMO da G&F Projetos de Impacto.

Temas de palestras: Inspiração e Motivação; Produtividade e Metodologia Ágil; Vendas e Relacionamento; Sustentabilidade e ESG; Liderança e Trabalho em Equipe; Terceiro Setor. Bora #FazerAcontecer com o Zeppa?

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