fbpx

QUANTO PESAM SUAS BATATAS?

O professor pediu para que os alunos levassem batatas e uma bolsa de plástico para a aula. Ele pediu para que separassem uma batata para cada pessoa de quem sentiam mágoas, escrevessem os seus nomes nas batatas e as colocassem dentro da bolsa.

Algumas das bolsas ficaram muito pesadas. E a tarefa consistia em, durante uma semana, levar para todos os lados a bolsa com as tais batatas.

Naturalmente, as batatas foram se deteriorando com o passar dos dias. Além do peso, o incômodo de carregar a bolsa, agora fedorenta, mostrava-lhes o tamanho do peso diário que a mágoa ocasiona. Além disso, ao colocar a atenção na bolsa para não esquecê-la em nenhum lugar, os alunos deixavam de prestar atenção em outras coisas que eram mais importantes.


Jogue fora as suas batatas podres!

Esse é o preço que se paga, todos os dias, para manter a dor, a bronca e a negatividade.

Quando damos importância aos problemas não resolvidos ou às promessas não cumpridas, nossos pensamentos enchem-se de mágoa, aumentando o estresse e roubando nossa alegria. Perdoar e deixar estes sentimentos irem embora é a única forma de trazer de volta a paz e a calma.

Carregar um saco de 15 ou 20 quilos de batatas é bem mais difícil do que carregar uma criança que você ame que tenha o mesmo peso, concorda? Então, deixe para trás aquilo que não lhe causa prazer “carregar” e leve com mais vitalidade aquilo que vale a pena, aquilo que você ama!

Nas empresas, superar desafios emocionais e aprender com as adversidades são habilidades essenciais para o sucesso e bem-estar.

Prazos não cumpridos e conflitos internos acumulam estresse e descontentamento. Assim, ao adotar uma postura de perdão e aprendizado, em vez de se apegar aos erros e “batatas apodrecidas”, um bom líder incentiva a equipe a focar no presente e nas possibilidades, ao invés dos “se” do passado.

Essa abordagem permite que todos se concentrem no que amam fazer, transformando adversidades em oportunidades de crescimento e melhorando a dinâmica e a produtividade do grupo. Liberar o peso das mágoas e abraçar a paixão pelo trabalho não apenas melhora a eficiência, mas também cultiva um ambiente mais positivo e resiliente, demonstrando a importância de seguir em frente e perdoar para #FazerAcontecer.

Canso de ver pessoas reclamando: “Se eu não tivesse feito a faculdade errada…”, “se eu tivesse escolhido um marido melhor…”, “se meu pai não tivesse morrido tão cedo…”. Tire o “SE” da frente!

Os fatos aconteceram! Vire a página e comece uma nova história!


Não dá simplesmente para deletar alguma mágoa ou fato triste do passado. Mas dá para deixar de usar isso como desculpa para não prosseguir em sua caminhada. 

Portanto, nesta semana, pense em suas “batatas” – em especial as apodrecidas. Jogue-as fora, uma por uma, perdoando cada uma delas. Você perceberá sua alma mais livre e leve imediatamente.

Abraços com muita #Inspiração e #Atitude! Bora #FazerAcontecer porque quem fica parado é poste.

De seu Amigo, ZEPPA!


Marcio Zeppelini, o ZEPPA, é Palestrante, Empresário, Empreendedor Social, Editor e escritor. Já realizou +de 360 Palestras em 9 países, inspirando milhares de pessoas a #FazerAcontecer


Conheça mais em www.zeppa.me


#Zeppa #Palestrante #Palestras #MarcioZeppelini #Inspiração #Atitude #FazerAcontecer #Makeithappen #palestrantemotivacional #treinamentos #Sipat #Superação #Perdão

#VidaLeve #Crescer #FocoNoAgora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe agora

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp