VOCÊ CONSEGUE AS COISAS Á FORÇA?

Adriano foi com seus pais passar um dia em um parque, que tinha um lago. Ali, encontrou uma tartaruga que, por sua presença, recolheu-se para dentro de sua casca. Adriano pegou um graveto e começou a cutucar os orifícios da carapaça. E nada de a tartaruga aparecer novamente.

Seu pai se aproximou e lhe disse, calmamente:

– Meu filho, não vai conseguir nada fazendo dessa forma. Venha comigo e traga o bichinho.

Caminharam um pouco e colocaram a tartaruga próxima a uma fogueira – num lugar morno e agradável. Dentro de alguns minutos, sob a ação do leve calor, a tartaruga colocou a cabeça para fora e caminhou na direção de Adriano.

– Somos iguais às tartarugas – explicou o pai. Ao lidar com as pessoas, procure nunca empregar a força. O calor de um coração generoso pode, muitas vezes, levá-las a fazer exatamente o que queremos sem que se aborreçam conosco. Pelo contrário, farão espontaneamente e ficarão satisfeitas.

USE O CALOR DO CARAÇÃO

Para tudo na vida, conseguir algo à base da força vai, no mínimo, deixar alguém em situação inferior, pressionada, entristecida ou até com raiva. Não é um bom caminho.

O melhor é tentar o consentimento, fazer com que a emoção atinja o coração dos envolvidos e que todos saiam ganhando.Seja com sua família ou com seus colegas de trabalho, esse é o caminho mais inteligente e saudável.

O psicólogo americano Daniel Goleman chama isso de inteligência emocional, que nada mais é do que conseguir identificar as próprias emoções e usá-las a seu favor – seja qual for essa emoção.

Nós possuímos quatro emoções básicas: a alegria, a raiva, a tristeza e o medo.Quando conseguimos identificá-las e, mais que isso, dominá-las, usando-as em nosso próprio benefício, ganhamos racionalidade emotiva, proporcionando-nos algumas habilidades como empatia, relacionamento interpessoal, automotivação e controle emocional.

Portanto, nada melhor que usar a sua emoção com sabedoria e calor no coração. Fazer com que as pessoas ao seu redor possam se envolver nesse calor fará com que qualquer desejo seu seja realizado – e todos sairão felizes!

Tenho certeza que neste momento você deve estar tentando convencer alguém de algo, não está? Será que você está usando o melhor do potencial de suas emoções? Ou está tentando fazer com que a decisão seja tomada “goela abaixo”? #FicaaDica!Abraços com muita #Inspiração e #Atitude! Bora #FazerAcontecer – com mais calor no coração!

De seu amigo, ZEPPA!


Palestra Realizada na semana passada em Belo Horizonte

Marcio Zeppelini é empresário, empreendedor social e palestrante!

Compartilhe agora

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp