ALGUÉM DA EQUIPE ESTÁ SEM FAZER NADA?

Certa vez, as mãos, os pés, a boca e o cérebro se rebelaram contra o estômago.

– Nós trabalhamos o dia inteiro, serrando e martelando – disse as mãos – e é você que fica com toda a comida.

– Pense só como nos desgastamos, andando para lá e para cá o dia inteiro – Reclamou os pés – E você cada vez mais pesado.

– Eu é que tenho que mastigar tudo e você suga tudo aí para baixo – Choramingou a boca.

– E eu? – gritou o cérebro – Você acha que é fácil ficar aqui em cima, tendo que pensar de onde vai vir a sua próxima refeição?

E resolveram parar de trabalhar. No começo, o estômago roncou um pouco, mas depois ficou quieto. Em poucos dias, as mãos estavam fracas, os pés já não andavam, a boca estava fechada e o cérebro com muitas dores.

– Pode ser que estivéssemos enganados – disse o cérebro – Talvez o estômago estivesse trabalhando o tempo todo, ao jeito dele – Ou funcionamos todos juntos, ou nada funciona.

Esforços individuais, conquistas coletivas.

Trabalhar em equipe não é fácil. Cada indivíduo – por ser único – pensa e age de uma forma. Cada um tem um ritmo e uma forma mais ou menos prática de #FazerAcontecer e executar suas tarefas. No entanto, o trabalho coletivo oferece a oportunidade de combinar habilidades, conhecimentos e experiências de diferentes pessoas e aí é que mora a riqueza, pois todos estão crescendo juntos.

Através do trabalho em equipe, é possível explorar uma gama maior de ideias e perspectivas, resultando em soluções inovadoras e que você jamais teria pensado. Antes de julgar algum membro de sua equipe, observe o que aquela pessoa entrega, o como ela entrega e o que há de qualidade no trabalho dela, separando o que nitidamente você julga ser errado. Tente dar um peso a mais nas qualidades e um peso menor nos defeitos da pessoa. Lembre-se que você também é possuidor de defeitos e não gostaria de ser julgado por eles, mas sim, pelas qualidades – ou, no mínimo, pelo “conjunto da obra”.

O trabalho em equipe, quando todos estão comprometidos com uma causa e afoitos pelo resultado, sempre trarão uma sensação de força, com o espírito de vitória coletivo. Ao compartilhar feedbacks, resolver problemas em conjunto e celebrar conquistas coletivas, o trabalho em equipe cria uma atmosfera de confiança e motivação, impulsionando também o sucesso coletivo.

Claro que há aquelas pessoas “encostadas” ou que se aproveitam da boa vontade dos demais para levar vantagem e ter a conquista coletiva com pouco esforço. Essas pessoas jamais vão crescer pessoalmente e, se não houver interferência externa, não crescerão profissionalmente. Digo mais: Se a empresa que você trabalha é conivente com esse indivíduo, talvez seja VOCÊ que esteja no lugar errado. Busque um trabalho que te valorize e bora #FazerAcontecer!!

Abraços com muita #Inspiração e #Atitude! Bora #FazerAcontecer coletvamente.

De seu Amigo, ZEPPA!

Compreender que cada indivíduo é único e possui diferentes formas de pensar e agir é fundamental para melhorar o trabalho em equipe. Baseado nisso, segue 5 dicas para aprimorar a colaboração e o desempenho coletivo:

1. Estabeleça uma comunicação transparente, onde todos possam expressar suas ideias e opiniões sem medo de julgamentos. Promova a troca de informações e esteja aberto para ouvir feedbacks, garantindo que todos estejam alinhados e compreendam as expectativas e metas do trabalho em equipe.

2. Reconheça e valorize as diferentes perspectivas e habilidades de cada membro da equipe. Respeitar as diferenças de ritmo e formas de executar tarefas é essencial para promover um ambiente colaborativo. A diversidade de pensamentos e abordagens pode enriquecer o processo de trabalho em equipe, resultando em soluções mais criativas e eficazes.

3. É importante estabelecer claramente os papéis e responsabilidades de cada membro da equipe. Isso evita conflitos e garantir que cada um saiba quais são as suas obrigações e como contribuir para os objetivos comuns. Distribuir tarefas de acordo com as habilidades individuais também ajuda a promover um equilíbrio no trabalho em equipe.

4. Defina metas claras e compartilhadas por toda a equipe. Certifique-se de que todos entendam o propósito e a importância dessas metas, motivando-os a trabalhar em conjunto para alcançá-las. Metas bem definidas ajudam a focar os esforços e a desenvolver um senso de propósito comum.

5. Incentive a colaboração entre os membros da equipe, promovendo atividades que estimulem a cooperação e o trabalho conjunto. Realizar reuniões regulares, sessões de brainstorming e projetos em equipe podem ajudar a fortalecer os laços e aprimorar a sinergia entre os membros.


#FazerAcontecer é…. INSPIRAR e TER ATITUDE!

Marcio Zeppelini, o ZEPPA, é Palestrante, Empresário, Empreendedor Social, Editor e escritor. Já realizou +de 350 Palestras em 9 países, inspirando milhares de pessoas a #FazerAcontecer


Conheça mais em www.zeppa.me

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe agora

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp