VOCÊ SEMPRE QUER GANHAR, “CUSTE O QUE CUSTAR”?

Nas Olimpíadas Especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência intelectual ou física, alinharam-se para o início da corrida dos 100 metros rasos. Ao sinal, todos partiram não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar.

Um dos garotos tropeçou no asfalto, caiu rolando e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo, viraram-se e voltaram. Todos eles.

Uma das meninas, com Síndrome de Down, ajoelhou-se, deu um beijo no garoto e disse: “pronto, agora vai sarar”. E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada.

Juntos vamos mais longe!

Não adianta vencer algo em detrimento do sofrimento de outrem. Claro que, no mundo esportivo, alguns décimos de segundo podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Mas aqui me refiro à vitória nos campos profissional, social, familiar, sentimental e financeiro. Para que possamos ganhar algo, é necessário que outras partes envolvidas também ganhem.

Então, antes de desejar algo a si próprio, pense no todo: como as demais pessoas em minha volta se beneficiarão caso eu consiga o que quero?

Numa equipe, é importante que as decisões sejam tomadas pensando no bem-estar coletivo e, se houver algum impacto negativo, que seja o menor possível (de preferência, distribuído entre todos os envolvidos). Ou seja, quando ganhamos, vencemos todos. Quando perdemos, amarguramos igualmente a derrota.

Acredite: o universo conspira em prol daqueles que pensam coletivamente. Os que querem a vitória “custe o que custar” normalmente saem perdedores.

Abraços com muita #Inspiração e #Atitude! Bora #FazerAcontecer.

De seu Amigo, ZEPPA!



#FazerAcontecer é…. estar unido e confraternizar com sua equipe!


Marcio Zeppelini, o ZEPPA, é Palestrante, Empresário, Empreendedor Social, Editor e escritor. Já realizou +de 360 Palestras em 9 países, inspirando milhares de pessoas a #FazerAcontecer
Conheça mais em www.zeppa.me

Incentivar o trabalho em equipe é essencial para o sucesso e eficácia de qualquer organização.

Líderes desempenham um papel crucial em promover um ambiente colaborativo e estimulante. Para isso, preparei essas cinco dicas que podem ajudar você a incentivar o trabalho em equipe e, assim, poder criar uma cultura de colaboração que fortaleça o espírito de união e aprimore o desempenho coletivo.


1. Crie um ambiente de trabalho onde todos se sintam à vontade para compartilhar ideias, opiniões e feedbacks. Promova reuniões regulares e abertas para que todos possam se comunicar e colaborar de maneira eficaz.

2. É fundamental que todos os membros da equipe tenham uma compreensão clara dos objetivos que precisam alcançar juntos. Certifique-se de que todos estejam alinhados com as metas da equipe e saibam exatamente o que é esperado deles.

3. Estabeleça um ambiente de confiança e respeito entre os membros da equipe. Incentive a colaboração, valorize as habilidades e opiniões de cada indivíduo e zele por um tratamento justo e igualitário.

4. Reconheça e valorize as diferenças em sua equipe, seja em termos de habilidades, experiências ou perspectivas. Promova um ambiente inclusivo, onde todos se sintam valorizados e encorajados a contribuir com suas ideias, independentemente de sua posição hierárquica.

5. Reconheça e recompense os esforços individuais e coletivos da equipe. Celebre as conquistas, vitórias em equipe e reconheça o esforço e dedicação de cada membro. Incentive uma cultura de reconhecimento para fortalecer o espírito de equipe e estimular o trabalho colaborativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe agora

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp