O QUE DÁ PARA JOGAR FORA DA SUA”PESCARIA”?

Num barco de pesca, dois pescadores lançam suas redes ao mar. Na altura certa, puxam a rede e, além de peixes, algas e lixo do mar estão nela. 

O primeiro pescador, Charles, retira os peixes e deixa o resto na rede, lançando-a novamente ao mar. Ela ainda está suja, pegajosa e pesada. A confusão é tanta que os próprios peixes quase nem entram na rede. Quando a retira do mar, só lixo, sem peixes. Chateado, volta para casa com alguns peixes. Para o dia seguinte, compra uma rede nova.

Sílvio, o segundo pescador, quando puxa a rede, tira os peixes e limpa a rede, tirando também todas as algas e o lixo. Por conta disso, demora mais para jogar novamente sua rede, mas quando retorna ao barco, mais peixes (e mais lixo). Volta para casa com o dobro de peixes que Charles.?

O que você faz após concluir uma tarefa??

Eu gosto de cozinhar. Mas confesso que antigamente eu deixava a cozinha um tanto bagunçada durante o feitio das gostosuras que invento (pelo menos dizem que são boas… rs). 

Com o tempo, passei a usar a mesma organização na cozinha que eu tenho com meus assuntos profissionais. E para quem trabalha ou trabalhou comigo sabe: minha mesa, ao final do dia, não tem nenhum papel ou documento em cima. Minhas caixas de entrada de e-mails e WhatsApp, limpas.

Precisamos colher os bons frutos de um dia de trabalho, mas também devemos organizar “o que sobrou” para colher melhores frutos amanhã. Ou, simplesmente, descartar o que não merece atenção. 

Tenho certeza que se você fizer uma arrumação em sua mesa AGORA, mais da metade das coisas não têm a menor serventia – pelo menos para o dia de hoje. Então, por que ficar ali, te atrapalhando?

Limpe a área! Isso serve tanto fisicamente como mentalmente.?

Faça um “download mental” e coloque no papel ou planilha (ou num aplicativo de “To Do”, como eu prefiro) tudo o que você precisa fazer e separe: “fazer hoje”, “amanhã”, “semana que vem”, “mês que vem”. 

10 dicas para se organizar no trabalho:

1. Faça uma lista de tarefas diárias: Anote todas as tarefas que precisa realizar no dia; isso ajuda a ter uma visão clara do que precisa ser feito.

2. Priorize suas tarefas por importância e urgência: Identifique as tarefas mais importantes e urgentes e comece por elas; isso ajuda a manter o foco no que realmente importa.

3. Estabeleça prazos realistas para cada tarefa: Defina prazos realistas para concluir suas tarefas, levando em consideração a complexidade e o tempo necessário para realizá-las.

4. Utilize ferramentas de gestão de tempo, como Apps de produtividade: Existem diversas ferramentas disponíveis, como Trello, Todoist, Monday, entre outros, que podem ajudar a organizar suas tarefas e acompanhar seu progresso.

5. Mantenha seu espaço de trabalho limpo e organizado: Um ambiente de trabalho organizado contribui para a concentração e eficiência. Mantenha sua mesa arrumada, elimine itens desnecessários e mantenha seus arquivos digitais organizados.

6. Evite ser multitarefa e concentre-se em uma tarefa de cada vez: Focar em uma tarefa por vez aumenta a produtividade e reduz erros. Evite distrações e concentre-se totalmente em UMA atividade.

7. Delegue tarefas: Se houver oportunidade, delegue algumas tarefas para outras pessoas. Isso ajuda a aliviar sua carga de trabalho e permite que você se concentre nas atividades mais importantes.

8. Utilize calendários ou agendas para planejar suas atividades: Utilize ferramentas online para planejar suas atividades e visualizar seus compromissos. Isso ajuda a manter um controle do tempo e evitar conflitos.

9. Reserve tempo para descanso e recuperação durante o dia: É importante reservar momentos de descanso ao longo do dia para recarregar as energias. Faça pausas curtas, respire fundo, alongue-se ou faça alguma atividade relaxante.

10. Revise e ajuste sua organização diariamente para melhorar sua eficiência: Periodicamente, revise suas estratégias de organização e identifique aquelas que podem ser melhoradas. Ajuste sua abordagem conforme necessário para aumentar sua eficiência no trabalho.

Assim, sua “rede de pesca” estará limpa para você focar na pescaria de HOJE e #FazerAcontecer mais com menos.

Abraços com muita #Inspiração e #Atitude! Bora #FazerAcontecer.

De seu Amigo, ZEPPA!?



#FazerAcontecer é…. produzir e se organizar

Marcio Zeppelini, o ZEPPA, é Palestrante, Empresário, Empreendedor Social, Editor e escritor. Já realizou +de 350 Palestras em 9 países, inspirando milhares de pessoas a #FazerAcontecer


Conheça mais em www.zeppa.me

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