VOCÊ DEVOLVE AQUILO QUE LHE DÃO?

O velho André era dono de uma pequena fortuna, que juntou durante uma vida de muito trabalho. Era seu costume doar roupas aos pobres e sempre colocava um dinheirinho nos bolsos das peças.

Certo dia, depois de uma chuva diluviana, um menino encharcado lhe pediu um casaco pois estava com muito frio – o pedido foi prontamente atendido pelo André.

No início da noite, com a chuva já mais branda, alguém bateu à porta do velho caridoso. Era o garoto – que estendeu a mão com o dinheiro.

  • Encontrei num dos bolsos e vim devolver.
  • Uma criança! Você foi a primeira pessoa que teve a iniciativa de devolver o dinheiro. Fique com ele, garoto! E nunca perca essa sua dignidade.

Adaptação de conto de J. Car

DOAR FAZ PARTE DO RECEBER ?

Quantas “caridades” você já recebeu em sua vida sem nem ter percebido? Um almoço na casa do amigo, um agasalho emprestado, uma dica profissional ou uma indicação para um emprego novo?

Ao longo de nossa vida, recebemos “gratuidades” o tempo todo – seja um sorriso ou uma quantia em dinheiro. Familiares, amigos, colegas de trabalho, ou mesmo desconhecidos, ajudam-nos a trilhar nosso caminho de forma mais confortável.

Só que, muitas vezes, essas “ajudas” parecem tão corriqueiras ou involuntárias que nos esquecemos de retribuí-las.

O Relacionamento deriva do latim Relatio + Onis, ou seja, relação com ônus.?

Nenhuma ajuda é involuntária! Se alguém nos ajuda a nos levantar após um tombo, saiba que ali existiu um investimento de espírito e boa educação, e isso requer algo em troca – nem que seja um “muito obrigado”.

“Doar” faz bem para a alma. E não pense você que só podemos doar dinheiro ou bens materiais. Doar sua “experiência” é algo fascinante! E a retribuição pode vir até em um singelo agradecimento numa rede social – mas que representa muito para a alma daquele que doou.

Pense em todos aqueles que lhe deram aquele “empurrãozinho” na vida. Agradeça-os. Retribua-os com as mais diversas formas de “presentes”.

O ciclo é virtuoso – quanto mais você dá, mais você recebe! Não importa a oferenda: “doe” rancor e truculência – receberá de volta; doe amor e sorrisos, o mesmo lhe será ofertado.

5 Formas de agradecer sua equipe


A gratidão no ambiente de trabalho é fundamental para fortalecer as relações profissionais e promover um clima organizacional saudável. Pequenos gestos de agradecimento podem ter um impacto significativo na motivação e engajamento de sua equipe.

E tenha certeza: é dando que se recebe.

1. Envie uma mensagem de agradecimento: uma forma simples de expressar sua gratidão aos seus colegas de trabalho é enviando uma mensagem por e-mail ou WhatsApp. Agradeça o apoio, colaboração e contribuição deles em projetos ou tarefas específicas. Seja específico e mencione exemplos concretos de como o trabalho deles foi valioso para você ou para a equipe.

2. Reconheça suas realizações em público: aproveite as reuniões de equipe ou outras ocasiões relevantes para reconhecer publicamente os colegas de trabalho e agradecê-los pelos seus esforços. Destaque suas ideias e o empenho para contribuir nos projetos . Isso não apenas mostrará sua gratidão, mas também incentivará um ambiente de reconhecimento mútuo.

3. Presenteie com pequenas lembranças: considere presentear seus colegas de trabalho com pequenas lembranças como forma de agradecimento. De um simples bombom a algo mais criativo (uma caneca personalizada, por exemplo, um vaso de hortelã ou qualquer outra planta). Esses gestos demonstram sua gratidão de forma tangível.

4. Colabore em projetos ou tarefas: ofereça ajuda e colaboração em projetos ou tarefas em que seus colegas estejam trabalhando. Seja proativo e esteja disposto a contribuir com suas habilidades e conhecimentos. Isso mostra que você valoriza o trabalho deles e está disposto a compartilhar o trabalho em equipe. 
5. Incentive a colaboração e o compartilhamento de conhecimentos: uma forma de demonstrar gratidão aos seus colegas de trabalho é incentivando a colaboração e o compartilhamento de conhecimentos. Reconheça e valorize suas habilidades e experiências individuais, incentivando-os a compartilhar seus conhecimentos com a equipe. Isso não apenas promove um ambiente de aprendizagem e crescimento coletivos, como também mostra que você reconhece e valoriza as contribuições deles para o sucesso de cada um.

Abraços com muita #Inspiração e #Atitude! Bora #FazerAcontecer.

De seu Amigo, ZEPPA!


#FazerAcontecer é prestigiar os amigos e ainda postar nas Redes! Rsrsrs.
Obrigado @RicardoMonello pela “tietagem” e pelo carinho.

Marcio Zeppelini, o ZEPPA, é Palestrante, Empresário, Empreendedor Social, Editor e escritor. Já realizou +de 350 Palestras em 9 países, inspirando milhares de pessoas a #FazerAcontecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe agora

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp