O professor pegou um pote de vidro e, dentro, colocou algumas pedras grandes até a boca.
– Está cheio? – Perguntou o professora à classe.
– Sim!
O professor pegou então pequenos pedriscos e virou dentro do pote. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as pedras grandes.
– E agora, está cheio?
– Sim! – responderam os alunos um pouco mais hesitantes.
O professor começou então a derramar areia dentro do pote. A areia foi preenchendo os espaços entre as pedras e os pedriscos até não ter mais nenhum espaço vazio.
Pela terceira vez, o professor perguntou:
– Então, está cheio?
– Sim! – responderam agora sem ter dúvidas.
Finalmente, o professor pegou um jarro com água e despejou no pote, encharcando a areia.
– Se você não colocar primeiro as grandes pedras, nunca mais conseguirá colocá-las. Se você tentar colocar os elementos menores primeiro, não haverá espaço para as suas grandes conquistas.
Tenha o foco no que realmente importa
Em um ambiente corporativo, é essencial evitar perder tempo e energia com detalhes insignificantes e problemas de pouca relevância. Ao dar demasiada atenção a picuinhas e questões de baixa importância, acabamos desperdiçando tempo e energia que poderiam ser direcionados para situações mais relevantes.
Assim como acontece em nossa vida pessoal, é importante identificar as “grandes pedras” em nossa rotina profissional. Isso significa priorizar tarefas e ações que têm um impacto significativo em nossa carreira e no desenvolvimento de nossa equipe ou empresa.
Entretanto, há também assuntos menores que devem ser abordados e resolvidos ao longo do tempo. Podemos compará-los a pequenas pedras que podem ser facilmente encaixadas em “espaços” que sobram, sem afetar a dinâmica das grandes pedras.
Na rotina de trabalho – seja você um empregado ou um empreendedor – separe o que é mais importante para ser feito primeiro. Coloque como prioritárias aquelas tarefas que fazem você e sua empresa crescerem. Os assuntos menores vão se encaixar de qualquer forma.
Então, vamos esvaziar o nosso “pote”? É fundamental criar uma estratégia para priorizar e gerenciar as demandas diárias, equilibrando os assuntos mais relevantes e os menos importantes.
Faça um “download mental” e comece a reorganizar suas tarefas para #FazerAcontecer. Anote tudo numa planilha… Uma sugestão é listar todas as áreas de sua vida profissional e pessoal, como família, carreira, educação, relacionamentos, projetos e sonhos. Em seguida, organize essa listagem colocando em ordem de tamanho e importância, dando ênfase às “grandes pedras” e reservando momentos para abordar as “pedrinhas”.
Abraços com muita #Inspiração e #Atitude!
De seu Amigo, ZEPPA!
Marcio Zeppelini, o ZEPPA, é Palestrante, Empresário, Empreendedor Social, Editor e escritor. Já realizou +de 360 Palestras em 9 países, inspirando milhares de pessoas a #FazerAcontecer
Conheça mais em www.zeppa.me
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5 “leis” para focar no que importa
e #FazerAcontecer na empresa
Identificar metas e objetivos-chave da empresa.
Tenha clareza sobre os principais resultados que a empresa busca alcançar e direcione suas prioridades para tarefas que contribuam diretamente para atingir tais objetivos.
Avaliar a urgência e importância de cada tarefa.
Determine quais tarefas demandam atenção imediata e quais podem ser adiadas. Dê prioridade àquelas que têm maior impacto nos resultados e que são estrategicamente relevantes.
Delegar tarefas adequadas a cada membro da equipe.
Conheça as habilidades e competências individuais de sua equipe a fim de delegar tarefas e responsabilidades com base nas capacidades de cada membro.
Estabelecer prazos realistas e escalonáveis.
Certifique-se de que os prazos estabelecidos sejam factíveis e que possam ser acompanhados para garantir que as datas definidas sejam respeitadas.
Realizar semanalmente uma revisão das prioridades.
As prioridades podem mudar à medida que novas situações vão surgindo. Faça ajustes periódicos das prioridades para que continuem alinhadas aos objetivos da empresa.