ISSO NÃO É PROBLEMA SEU?

Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro instalando uma ratoeira e saiu gritando:

– Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!

– Desculpe-me, Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema, mas não me prejudica – disse a galinha.

– Não há nada que eu possa fazer, a não ser orar – disse o porco. 

– Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? – zombou a vaca.

O rato voltou para casa abatido. 

Naquela noite, ouviu-se o barulho da ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver. No escuro, não viu que a ratoeira tinha pegado a cauda de uma cobra venenosa, que picou a mulher. Ela teve muita febre e nada melhor que uma canja de galinha. A doença da mulher continuava e os vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco. 

A mulher acabou morrendo, muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.

Seu problema é meu problema.

Numa empresa, se o departamento de produção está com falta de matéria prima, por exemplo, é um problema que afetará o departamento comercial, pois afetará as vendas. É um problema da expedição, que atrasará as entregas. Da diretoria, para conter os ânimos dos investidores e clientes. Do RH, que terá que demitir funcionários e, depois, recontrata-los. Do marketing, que terá de ser criativo para manter a credibilidade da marca.

Dentro de uma casa, se o filho mais novo está indo mal em matemática, por exemplo, é um problema também para a irmã do meio, que terá que esperar seu irmão terminar a recuperação para iniciar as férias. É um problema do irmão mais velho, que terá de revisar os exercícios do caçula. Dos pais, que terão de pagar o professor particular.

Quando um time – seja empresarial ou familiar – perceber que um problema com um de seus elementos é um problema de toda a equipe, este passa a ser um time mais forte. O espírito de união trará a resolução de forma mais rápida e eficiente, o que a torna mais competitiva, e o clima de paz vai imperar.

Decisões egoístas na gestão de problemas tornam todo o processo disruptivo, criando conflitos internos desnecessários.

Se o seu próximo tem um problema, seu problema está próximo.

Quer ser mais feliz? Ajude seu entorno a ser feliz – sua felicidade depende da felicidade deles.

Dê os braços ao seu colega e enfrente cada problema coletivamente!

  • Pratique a comunicação aberta. Todos devem se sentir à vontade para expressar suas ideias, preocupações e opiniões.
  • Respeite! Valorize as contribuições e perspectivas de cada membro da equipe. Reconheça suas habilidades e promova uma cultura de respeito e inclusão.
  • Incentive a colaboração. Promova a troca de ideias e a busca de soluções conjuntas. Estabeleça atividades que incentivem a interação e cooperação entre a equipe.
  • Estabeleça claramente os papéis e responsabilidades. Garanta que todos saibam quais são suas atribuições e o que se espera deles.
  • Aborde os conflitos de forma construtiva. Busque soluções que atendam aos interesses de todos os envolvidos. Utilize técnicas de mediação e negociação para resolver as divergências.
  • Forneça feedback construtivo. Reconhecendo as realizações e identifique áreas de melhoria de cada um. Incentive também o feedback entre os próprios membros da equipe.
  • Esteja aberto a mudanças. Aceite que nem sempre as coisas sairão como o planejado e esteja disposto a rever e ajustar o rumo conforme necessário.
  • Mantenha o foco nos objetivos e resultados. O trabalho em equipe visa alcançar metas comuns. Acompanhe o progresso e celebre os sucessos alcançados.
  • Crie uma cultura de apoio mútuo, onde os membros da equipe se sintam valorizados. Celebre as conquistas individuais e coletivas, e motive a equipe a se superar constantemente.

Abraços com muita #Inspiração e #Atitude! Bora #FazerAcontecer.

De seu Amigo, ZEPPA!




#FazerAcontecer é enfrentar um problema em equipe!
(Equipe Filantropia fazendo um FIFE em plena pandemia)

Marcio Zeppelini, o ZEPPA, é Palestrante, Empresário, Empreendedor Social, Editor e escritor. Já realizou +de 360 Palestras em 9 países, inspirando milhares de pessoas a #FazerAcontecer


Conheça mais em www.zeppa.me

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe agora

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp